quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A escola deve ser antenada



O Globo, 04/02/2010 - Rio de Janeiro RJ 

'A escola não deveria ficar de fora do que está bombando entre os alunos' 

Altemir Luiz Dalpiaz

 Outro ano letivo está começando e a rotina nas escolas é retomada. Com algumas pouquíssimas e raríssimas exceções, o que vem acontecendo há anos se repetirá, perpetuando uma sina pré-histórica que acompanha a escola desde o início de sua existência. Giz na lousa, lápis no papel, aulas centralizadas por um professor que disputa a atenção dos estudantes contra celulares e outras tecnologias eletrônicas de comunicação, e na outra ponta, alunos recebendo as informações, sentados, um atrás do outro. As crianças e adolescentes estão à frente do tempo da escola. Enquanto a escola insiste para que um aluno melhore a caligrafia, nossos jovens digitam teclados velozmente. O silêncio exigido para a aprendizagem rivaliza com a capacidade que os jovens desenvolveram de conseguir , ao mesmo tempo, longe da escola, digitar, ouvir músicas e conversar com outras pessoas. 

As escolas públicas, através das secretarias de educação, e os pais, na rede particular, investem boa parte de seus recursos comprando livros didáticos, apostilas, cadernos e outros acessórios. Excluindo os materiais que permitem o livre exercício de criar, todos os outros são dispensáveis. São materiais descartáveis, dada a rapidez com que as mudanças e transformações ocorrem e são divulgadas. Somando o que se gasta com tudo isso, em três anos, daria tranquilamente e ainda sobraria dinheiro para a compra de um notebook para cada aluno. 

Talvez necessitasse de menos, se o projeto de Nicholas Negroponte de vender notebooks por US$ 100 nos países mais pobres, estivesse vigorando aqui no Brasil. Por vários motivos, principalmente políticos, essas novidades não são implantadas. São medidas simples e baratas, como, por exemplo, o uso de um pen-drive que tem capacidade de armazenar todos os livros e apostilas. Mas pen-drive sem computador não é nada. Um aluno recebendo um notebook, estará recebendo uma herança sem preço. Ele usará seu conhecimento para ensinar, por exemplo, seus pais. Um equipamento desses, que abre várias janelas para o mundo, poderá apresentar um riquíssimo mundo de  novidades aos seus usuários. Aprender é um processo simples, onde o conhecimento é passado para os outros. Educar é oferecer possibilidades e incentivar a pesquisa, o que funciona muito bem, quando o aluno está motivado. 


A globalização está colocando todos no mesmo lugar. A proliferação do conhecimento agora é "horizontal", vem de todos os lados. Essa "confusão" de informações colocadas à disposição não pode ficar fora das escolas, pois a escola é um lugar que, teoricamente, prepara as pessoas para o mundo. Não pode haver preparação se há uma resistência para se conviver com os avanços desse mundo que agora, mais que nunca, pulsa freneticamente na disseminação das informações. A escola não deveria ficar de fora do que está "bombando" entre seus alunos. Estou falando aqui de medidas extremamente baratas, que, com um pouco de reflexão e esforço, podem revolucionar a nossa velha escola. Quem sabe, quando nossos alunos estiverem voltando para ela, tenham então uma visão do futuro ao alcance das mãos, literalmente

 Para o dia 23/08/2011 você deverá:
01) Ler a reportagem postada no blog 'A escola não deveria ficar de fora do que está bombando entre os alunos' ; e postar um comentário sobre ela.
02) Treinar os comandos de formatação do Word  que foram vistos até agora e ousar navegar por outros. Fazer o mesmo com sua conta de email. Mexa bastante, clique em novos comandos... O que você descobriu de novidade? Compartilhe conosco!
03) O que achou da atividade de produção textual com hiperlinks?! Quais as possibilidades de aplicação desta atividade em sala de aula?! Comente!!!


16 comentários:

Anônimo disse...

Certamente a escola não pode mesmo ficar de fora do que está bombando entre os alunos, um notebook para cada aluno é o nosso sonho de consumo, embora a realidade hoje nas escolas é de que muitos professores ainda não sabem lidar com as mídias, estamos caminhando para uma escola tecnológica. É claro que se este processo de tecnologia estivesse sendo implantado nas escolas hoje o fato dos professores não estarem totalmente preparados não seria um obstáculo, pois o professor está acostumado adaptar-se rapidamente com as mudanças.
Acho que a implantação de laboratórios de informática nas escolas e a doação de notebooks aos professores contribuem muito no avanço dessa tão esperada evolução tecnológica da educação.
Precisamos acreditar que esse sonho é possível e usar as tecnologias que já nos são acessíveis, só assim poderemos tornar realidade essa escola antenada capaz de despertar o interesse e a participação dos alunos no processo de ensino aprendizagem.

Ivanilda.

O que achou da atividade de produção textual com hiperlinks?! Quais as possibilidades de aplicação desta atividade em sala de aula?! Comente!!!

Eu achei muito bom, é uma forma rápida de encontrar um arquivo ou uma postagem interessante que vimos na internet.

A aplicação desta atividade em sala de aula seria proveitosa para que no momento de uma aula os alunos pudessem encontrar de forma rápida o assunto abordado. Para o professor poderia ser usado em forma de tópicos onde cada assunto abordado poderia entrar de forma organizada, com ilustrações, reportagens e outros recursos auxiliariam aos assuntos abordados.
Ivanilda.

Anônimo disse...

Muito interessante o texto, concordo plenamente que estamos na era da tecnologia e que as crianças e adolescentes de hoje estão à frente do tempo da escola, pois a maioria mesmo sem ter um computador em casa, consegue “manuseá-lo” e descobrir como se faz para acessar jogos, Orkut, MSN, Facebook, etc. Entretanto, vale à pena ressaltar que essas mesmas crianças e adolescentes, não fazem o melhor uso dessa ferramenta tão importante para o seu crescimento intelectual, não utilizam para favorecer a sua aprendizagem, são poucos os que usam o computador para pesquisas, para ajudar no aprendizado escolar. Portanto, mesmo com tanta tecnologia, não devemos deixar totalmente de lado o quadro e o giz, a cobrança de uma ortografia correta, mesmo que para muitos essas sejam práticas ultrapassadas.Temos que analisar se realmente nossos alunos estariam preparados para substituírem livros e cadernos por notebooks e pendrives.
A produção textual com o uso de hiperlinks foi muito importante, particularmente não tinha noção do que era, nem para que servia. Pude aprender como se insere um hiperlink e como pode ser útil na minha vida profissional, estudantil e particular. Na minha sala de aula posso preparar minhas aulas utilizando essa ferramenta, inserindo sites ou documentos diretamente da internet ou de algum arquivo já existente, facilitando a procura dos mesmos. Posso também preparar uma aula usando data show inserindo hiperlinks com explicações e complementações n o conteúdo que será trabalhado.
Neila

Aretuza disse...

O texto nos mostra a realidade que está acontecendo em nossas escolas, aulas desinteressantes, sem recursos na maioria das vezes.Vemos nossos governantes gastando dinheiro com tantas coisas inúteis e não implantam um projeto que realmente seja útil para professores e alunos.

Anônimo disse...

"A escola é um lugar que, teoricamente, prepara as pessoas para o mundo. Não pode haver preparação se há uma resistência para se conviver com os avanços desse mundo que agora, mais que nunca, pulsa freneticamente na disseminação das informações." Acredito que a escola está defasada no que diz respeito às novas gerações, que praticamente já nascem sabendo utilizar um computador, por exemplo. Seria necessário mais preparo por parte da escola e dos formadores. Ana Cláudia

Aretuza disse...

O que achou da atividade de produção textual com hiperlinks?! Quais as possibilidades de aplicação desta atividade em sala de aula?!

Achei ótimas, muito interessante e proveitosa tanto em sala de aula como em trabalhos diversos.A aplicação na sala de aula será produtiva quando o aluno pode pesquisar o assunto abordado pelo professor em tempo real.

Anônimo disse...

"Enquanto a escola insiste para que um aluno melhore a caligrafia, nossos jovens digitam teclados velozmente."
A escola está atrasada no que diz respeito a tecnologia e com isso o profesor não consegue prender a atenção dos alunos. e muitas vezes até os alunos conhecem mais sobre essa nova tecnologias do que os professores.
Abraços!!
Katia da Silva Lima

Anônimo disse...

A produção textual com hiperlink muito importante pois dá mais praticidade ao nosso trabalho do dia-a-dia.
Katia da Silva Lima

Anônimo disse...

O que achou da atividade de produção textual com hiperlinks?! Quais as possibilidades de aplicação desta atividade em sala de aula?! Comente!!!
Achei muuuuito interessante devido à facilidade que tráz apenas copiando e colando o endereço.Mas, preciso treinar um pouco mais, pois estou um pouco lenta... Ana Cláudia Fraga da Silva

Anônimo disse...

Os novos conhecimentos que obtive com o word foi muito importante pois, me ajudou nos meus trabalhos escolares que preparei para os meus alunos.
Algo que gostei muito foi de aprender a formatar minhas bordas pode até ser uma coisa banal aos olhos de algumas pessoas mais facilitou o meu trabalho e pude melhorar a estética das minhas atividades.
Agradeço a formadora Cida pelo trabalho conosco.
Bjinhos...
Katia da Silva Lima

Anônimo disse...

Treinar os comandos de formatação do Word que foram vistos até agora e ousar navegar por outros. Fazer o mesmo com sua conta de email. Mexa bastante, clique em novos comandos... O que você descobriu de novidade? Compartilhe conosco!
Todas as novidades que estou encontrando no Word são maravilhosas, principalmente para quem está na educação. Adorei a atividade de inserir imagens ao documento do Word, que era uma dificuldade que eu tinha ao elaborar atividades para os meus alunos. Fico horas mexendo pra achar coisas que possam interessar aos meus alunos. Ana Claudia Fraga da Silva.

Anônimo disse...

Comcerteza nos professore devemos estar atentos as possibilidades de se abrir novas visões para o futuro de nossos alunos. Estamos em uma era onde o que esta "bombando" è a informatização e devemos usar isso a favor de todos ou seja revolucionar a educação.

Anônimo disse...

Com certeza nos professore devemos estar atentos as possibilidades de se abrir novas visões para o futuro de nossos alunos. Estamos em uma era onde o que esta "bombando" è a informatização e devemos usar isso a favor de todos ou seja revolucionar a educação.
Érica
23 de agosto de 2011 15:41

Jacihelen Martins disse...

A reportagem trata de um assunto muito atual e nos faz refletir bastante. Vamos pensar: Como seriam os bancos, lojas, supermercados e outros sem o computador? Acho que todos vão concordar que seria muito complicado. Então, por que a escola estaria fora desta lista? Por que a escola estaria fora da revolução tecnológica? Estamos lidando com indivíduos que convivem diariamente com a tecnologia e a escola não pode está à margem de todas essas inovações, como diz o texto, o que está bombando entre os alunos.
Trata-se de ferramentas que vão colaborar com a melhoria da educação, utilizadas, por exemplo, como recursos didáticos. É papel da escola também orientar os educando a utilizarem de maneira correta as mídias e prepará-los criticamente para receber o turbilhão de informações que surgem.

Jacihelen M disse...

02) O que você descobriu de novidade? Compartilhe conosco!
Um comando que nunca utilizei foi às bordas, não conhecia as animadas (artes), achei bastante interessante, confesso que quando precisava de bordas no documento utilizava as formas (fluxograma). Mas, a partir de agora usarei as bordas.

03) O que achou da atividade de produção textual com hiperlinks?! Quais as possibilidades de aplicação desta atividade em sala de aula?! Comente!!!
É sempre bom aprender, a atividade de produção textual com hiperlinks, trouxe mais conhecimento para todos. No meu caso, eu já conhecia essa ferramenta, mais é sempre bom relembrar para não esquecer. É possível utilizar no meu plano pessoal, por exemplo, se eu precisar guardar algum site que achei interessante, ou em uma atividade passada aos alunos, dentre várias outras possibilidades.

Neusa disse...

Li o artigo no blogo e acredito mesmo que devemos avançar no conhecimento ao desenvolver das tecnologias, pois a espécie humana é, historicamente, ser dialético. nossos governantes devem se atentar para esses avanços.

Anônimo disse...

1 Na verdade era a escola que deveria estar bombando e incentivando os alunos nessa caminhada, pois essa é a sua função. Mas infelizmente muitos professores não estão aptos a trabalhar com essa tecnologia nem para suas necessidades, muito menos para ensiná-las.Isso tudo se deve ao "tempo" necessário, onde há professores com jornada dupla ou tripla, além dos serviços domesticos e a familia...enquanto muitos alunos passam a maior parte do seu tempo diante de computadores e outras fontes de
informações.
2- São comandos envolventes que prendem as pessoas frente a essa máquina, que aparentemente é simples. Gostei muito de aproximar figuras ao texto, pois isso facilita mais a leitura e compreensão.
3- Conhecimento nunca é demais, essa atividade é excelente e tem sim possibilidade de ser trabalhada em sala, desde que o professor saiba como trabalhar.
Leila